quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Esperanto: língua universal

O Esperanto é um idioma que foi criado no século XIX pelo poliglota polaco Ludwik Lejzer Zamenhof. Ele desde criança já falava iídiche (sua língua materna), polonês (língua corrente) e russo (língua do Império Russo). Depois aprendeu alemão, latim, grego, francês, hebraico e inglês. Seu sonho era criar uma língua de fácil assimilação que serviria para o contato de diversos povos. Em 1887, ele criou o esperanto, que conquistou milhões de adeptos em todo o mundo, por ser um idioma de gramática bem simples. A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1985, recomendou a difusão do esperanto entre os países-membros.
É um idioma bem interessante para ser aprendido e tem uma vantagem incomparável sobre o inglês, pois o inglês tem verbos irregulares, nem phrasal verbs (a coisa mais chata que existe) e essa fonologia maluca, como o th, uma dos aspectos mais bizarros da fonologia inglesa, em que se deve por a língua numa posição entre a galáxia de Andrômeda e a constelação de Pégasus; as vogais, que tem 1275 sons diferentes; e as palavras homófonas, que são escritas de forma diferente, porém são pronunciadas da mesma maneira, como por exemplo beach, que significa praia e bitch, que é um palavrão (significa vagabunda). Que idioma maluco é esse!
O esperanto não tem nenhuma bizarrice, pois é uma língua totalmente regular, sem nenhum verbo irrelgular, sem flexão de pessoa verbal e com uma fonologia relativamente simples. Outro fator que põe o esperanto em vantagem sobre o inglês é que a língua inglesa é tida como "idioma universal" devido ao imperialismo anglo-estadunidense, que impôs esse idioma e obrigou pessoas de todo mundo a aprenderem-no. Aprenda esperanto e conheça essa bela língua. Lernu esperanton!
Conheça o Kurso de Esperanto, um programa gratuito que o ajudará no aprendizado dessa língua fascinante.
www.kurso.com.br


.

2 comentários:

Unknown disse...

Maaaarco :) Gostei daqui.
beijinho ;*

Duda Saturno disse...

Sobre a fonética do Esperanto, ela é fácil por um motivo simples: cada letra tem apenas um som e cada som tem apenas uma letra. Isto simplifica muito.

Se não me engano, essa prerrogativa foi inserida, por Zamenhof, com base nas línguas eslavas, que conheces muito bem.