quarta-feira, 12 de junho de 2013

Dia dos namorados ou dia dos comerciantes?

Como todos no Brasil (e somente aqui) sabem, hoje é o dia dos namorados, mas essa data somente é comemorada no dia 12 de junho nesta humilde república latino-americana, pois no resto do mundo comemora-se no dia 14 de fevereiro, que é o dia de São Valentim (Valentine's Day, Día de San Valentín), desconhecido por quase todos no nosso país. Mas vocês devem estar-se perguntando: por que no Brasil a data é diferente dos outros 190 países existentes no planeta?
Esse fato se deve a apenas um indivíduo: o publicitário João Dória. No final dos anos 40 ele soube que em certos países havia uma data destinada aos namorados, que é o dia de São Valentim. Mas ele decidiu que o dia fosse comemorado em junho, pois esse era um mês fraco para o comércio. Dória foi procurado por uma associação de comerciantes frustrados do estado de São Paulo para que tivesse uma idéia para alavancar as vendas no mês de julho. Então ele decidiu instituir o dia dos namorados neste mês. Foi escolhido o dia 12 por ser véspera do dia de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro na tradição brasileira. Em 1949 foi comemorado o primeiro Dia dos Namorados do Brasil. Dória criou o lema "Não é só de beijos que se enche o amor" e foi um grande sucesso, as lojas venderam como nunca.
Podemos perceber que o nosso dia dos namorados é apenas uma data artificial criada para encher o bolso dos empresários, um "engana-trouxa" criado para movimentar o comércio utilizando-se do sentimento dos indivíduos. Ou seja, o Dia dos Namorados não é nada romântico, mas sim capitalista. Ao invés de adotarmos o dia 14 de fevereiro, como em qualquer país do mundo, inventamos uma data para esse fim apenas com objetivos comerciais, assim como outras como o Dia dos Pais, o Dia das Mães e o Dia das Crianças, todas esses dias criados pra engordar a conta bancária dos lojistas. E o Dia dos Namorados ainda é mais lucrativo, pois além das lojas lotam os restaurantes e motéis. Isso demonstra o poder da publicidade no nosso país e consiste em mais uma situação em que o Brasil quer ser diferente do resto do mundo. Antes de pensarmos em como é romântico "curtir a noite a dois", vamos refletir sobre a verdadeira finalidade dessa data. O publicitário que criou essa data estava-se lixando para o romantismo, ele queria fazer os comerciantes ganharem dinheiro para ele também faturar devido à campanha publicitária que idealizou. O dia 14 de fevereiro é uma data milenar, pois homenageia São Valentim, que foi um bispo romano que ficou conhecido por celebrar casamentos numa época em que estavam proibidos por ordem do imperador, É esse que é o verdadeiro Dia dos Namorados e deve ser valorizado, não essa data inventada no Brasil para atender aos interesses de determinada classe.


Sem comentários: