sexta-feira, 7 de maio de 2010

Um país admirável


Hoje falarei mais sobre a Sérvia. Tenho uma grande admiração por essa nação, sou fascinado pela sua cultura, história e principalmente a música. Comecei a gostar da Sérvia quando passei a escutar as músicas de lá, a partir de 2008. Tenho muita vontade de ir lá para conhecer de perto as maravilhas daquelas terras.
A Sérvia localiza-se nos Balcãs, região localizada ao sul da Europa Oriental. Ela é uma das repúblicas que compunham a antiga Iugoslávia. E dividida em três partes: Sérvia Central, Vojvodina e Kosovo, sendo que esta província é palco de conflitos com os albaneses, que acham que têm o direito de tomá-la dos sérvios, sendo que o Kosovo sempre pertenceu a Sérvia.
O estado sérvio foi formado no século IX e entre os séculos XIV e XV foi conquistado pelos turcos. A Sérvia recuerou a sua independência em 1817, tornando-se um principado e, em 1882, um reino. O território correspondia à Sérvia Central e Montenegro. Após a Segunda Guerra Mundial, o território sérvio expandiu-se e incorporou a Vojvodina, a Croácia e a Bósnia, antes dominadas pelo Império Austro-Húngaro; e o Kosovo e a Macedônia, que estavam sob o controle do Império Turco-Otomano. O país passou a chamar-se Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos e em 1929 recebeu o nome de Iugoslávia, que significa terra dos eslavos do sul. Em 1941, o reino foi invadido pelos nazistas, que exterminaram sérvios e judeus e criaram o Estado Independente da Croácia, comandado por Ante Pavelic, do partido nazista da Ustaše. Em 1945, um movimento de resistência tomou o poder e instalou a República Socialista da Iugoslávia, que durou até o início dos anos 90, quando foi desmembrada por meio de sangrentas guerras. Formaram-se quatro países: Croácia, Eslovênia, Macedônia e Bósnia-Herzegóvina. O nome Iugoslávia foi usado até 2002, quando foi mudado para Sérvia e Montenegro. Em 2006, o Montenegro separou-se por meio dum referendo.
Eu queria visitar as repúblicas da ex-Iugoslávia e conhecer mais a sua história. Infelizmente a mídia distorce a imagem dos sérvios, fazendo-os parecer violentos, quando muitos dos tais "crimes de guerra" foram executados para defender o povo sérvio das injustiças cometidas por outros povos, como os albaneses no Kosovo, que perseguem a população de etnia sérvia nesse território. O Kosovo é e sempre será da Sérvia, Kosovo je Srbija.


Kosovo je Srbija

1 comentário:

pattymiljkovic disse...

Pois é Marco,que legal vc admirar a Sérvia,um bom gosto seu heheee
Se a Iugoslavia ainda existisse com certeza seria um país forte em todos os setores,e no esporte então...eles mesmo falam isso...uma pena.Mas já falei para os sérvios,bósnios e croatas,os quais tenho mais contatos,que precisam esquecer o passado e tentar reconstruir o país para poderem competir com outros e crescerem também....Os sérvios falam que com o atual governo está muito fraco,muitos estão sem trabalho etc..e quem sabe para daqui 3 ou 4 anos...Mas eu acredito que pode melhorar sim...as marcas de guerra não são faceis para quem viveu ali e por isso eles tem um pouco de pensamento negativo,ainda mais se o Governo não ajuda...
Samo napred Srbija!
Pozz
Patricia